Desde que a Lei 11.736 foi sancionada no Brasil em 2008, 21 de setembro é considerado o Dia Nacional de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer. Mas, engana-se quem acredita que as atividades educativas e informativas ocorrem apenas na data. No sábado (13), o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) promoverá uma ampla programação ligada ao tema. As atividades começam a partir das 8h30min, no auditório Gulerpe. Os interessados em participar e receber certificado podem se inscrever pelo formulário aqui.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo a terapeuta ocupacional e professora da UFSM, Kayla Ximenes Palma, que está à frente da organização do evento, o objetivo é “mostrar as possibilidades existentes com as intervenções não farmacológicas na Doença de Alzheimer e ampliar a conscientização sobre cuidados que vão além do uso de medicamentos, valorizando estratégias que promovem a qualidade de vida, o bem-estar proporcionando vida com significado”.
A programação contará com os relatos e depoimentos de profissionais de diversas áreas que trabalham com a temática.
– A expectativa é proporcionar um espaço de aprendizado gratuito para troca de experiências e diálogo entre profissionais, acadêmicos, familiares cuidadores e cuidadores em geral, promovendo conhecimento atualizado sobre intervenções não farmacológicas e incentivando a adoção de práticas que favoreçam o cuidado humanizado e integral das pessoas com Alzheimer – conclui Kayla.
O evento é promovido pelo Husm, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Federal de Santa Maria, o Programa de Apoio aos Cuidadores da Terapia Ocupacional (Pacto) UFSM e do grupo de apoio da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) em Santa Maria.
Confira a programação:
- 8h30min – Abertura oficial com representantes do Husm, Abraz Santa Maria, Pacto UFSM e parceiros
- 9h – Conferência de Abertura “Panorama atual da doença de Alzheimer no Brasil e estratégias de cuidado não farmacológico”, com a médica geriatra Fernanda Birk
- 10h – Mesa Redonda Interdisciplinar com as seguintes atividades: “Desempenho ocupacional em idosos com demência”, com a terapeuta ocupacional Daniela Da Cás; “Alimentação e deglutição do paciente com Doença de Alzheimer”, com a fonoaudióloga Magali Scheuer; “Plano estadual de cuidado integral em demências do Rio Grande do Sul, com a enfermeira Naiana Oliveira dos Santos; “Ambientes acessíveis e adaptados para pessoas com demência”, com a arquiteta especialista em envelhecimento; “Manejo em UTI de idosos com demência, com a médica intensivista Luciana Segala; e “Padrão dietético para a prevenção do Alzheimer”, com a nutricionista Francieli Moraes Hirt;
- 11h30min – Depoimento “A experiência do cuidador formal de idosos no manejo não farmacológico da doença de Alzheimer”
- Meio-dia – Encerramento com síntese das discussões e agradecimentos