Husm promove evento alusivo ao mês de conscientização sobre a Doença de Alzheimer

Desde que a Lei 11.736 foi sancionada no Brasil em 2008, 21 de setembro é considerado o Dia Nacional de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer. Mas, engana-se quem acredita que as atividades educativas e informativas ocorrem apenas na data. No sábado (13), o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) promoverá uma ampla programação ligada ao tema. As atividades começam a partir das 8h30min, no auditório Gulerpe. Os interessados em participar e receber certificado podem se inscrever pelo formulário aqui.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Segundo a terapeuta ocupacional e professora da UFSM, Kayla Ximenes Palma, que está à frente da organização do evento, o objetivo é “mostrar as possibilidades existentes com as intervenções não farmacológicas na Doença de Alzheimer e ampliar a conscientização sobre cuidados que vão além do uso de medicamentos, valorizando estratégias que promovem a qualidade de vida, o bem-estar proporcionando vida com significado”.

A programação contará com os relatos e depoimentos de profissionais de diversas áreas que trabalham com a temática.

A expectativa é proporcionar um espaço de aprendizado gratuito para troca de experiências e diálogo entre profissionais, acadêmicos, familiares cuidadores e cuidadores em geral, promovendo conhecimento atualizado sobre intervenções não farmacológicas e incentivando a adoção de práticas que favoreçam o cuidado humanizado e integral das pessoas com Alzheimer – conclui Kayla.

O evento é promovido pelo Husm, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Federal de Santa Maria, o Programa de Apoio aos Cuidadores da Terapia Ocupacional (Pacto) UFSM e do grupo de apoio da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) em Santa Maria.

Confira a programação:

  • 8h30min – Abertura oficial com representantes do Husm, Abraz Santa Maria, Pacto UFSM e parceiros
  • 9h – Conferência de Abertura “Panorama atual da doença de Alzheimer no Brasil e estratégias de cuidado não farmacológico”, com a médica geriatra Fernanda Birk
  • 10h – Mesa Redonda Interdisciplinar com as seguintes atividades: “Desempenho ocupacional em idosos com demência”, com a terapeuta ocupacional Daniela Da Cás; “Alimentação e deglutição do paciente com Doença de Alzheimer”, com a fonoaudióloga Magali Scheuer; “Plano estadual de cuidado integral em demências do Rio Grande do Sul, com a enfermeira Naiana Oliveira dos Santos; “Ambientes acessíveis e adaptados para pessoas com demência”, com a arquiteta especialista em envelhecimento; “Manejo em UTI de idosos com demência, com a médica intensivista Luciana Segala; e “Padrão dietético para a prevenção do Alzheimer”, com a nutricionista Francieli Moraes Hirt;
  • 11h30min – Depoimento “A experiência do cuidador formal de idosos no manejo não farmacológico da doença de Alzheimer”
  • Meio-dia – Encerramento com síntese das discussões e agradecimentos

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com 50 atendimentos previstos, nova edição do Sorria Santa Maria ocorre neste sábado Anterior

Com 50 atendimentos previstos, nova edição do Sorria Santa Maria ocorre neste sábado

Cronograma da Unidade Móvel de Saúde para setembro é divulgado em Santa Maria Próximo

Cronograma da Unidade Móvel de Saúde para setembro é divulgado em Santa Maria

Saúde